Reunião de lançamento projeto GEOPARQUE

No dia 14 de outubro, nas dependências do auditório da Reitoria do Instituto Federal Farroupilha em Santa Maria, aconteceu a reunião de lançamento das atividades referentes ao projeto GEOPARQUE. Esse projeto abrange os municípios de Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, Jaguari, São Vicente do Sul, Mata e São Pedro do Sul.

O evento contou com a participação dos Reitores e Professores da UFSM e IFFAR, Prefeitos, Vice-Prefeitos e Secretários dos municípios que o projeto abrange. Estiveram representando Nova Esperança do Sul o Secretário de Turismo, Esporte e Desenvolvimento Econômico, Jamir Ramos, a Assessora de Turismo, Naiéle Piber, e a Diretora de Cultura Marilise Paz.

O Projeto Geoparque (que não tem nada de Geo e nada de parque) é uma estratégia de desenvolvimento regional, um território (ou área única e unificada, contínua) dotado de uma geodiversidade e de um patrimônio natural singular em nível internacional, que seja gerido com foco na sustentabilidade.

Todas essas estratégias e ações unidas nos dão o selo de qualidade/reconhecimento atribuído por programa próprio da UNESCO, o Programa de Geoparques Mundiais (UGGp), trazendo a mesma relevância (aos olhos do mundo) das Reservas da Biosfera e dos Sítios do Patrimônio Mundial. As ações englobam o Patrimônio Geológico e Geomorfologico; Patrimônio Cultural e Natural; Educação; Turismo e Geração de Renda.