A Coleta Seletiva

• Publicado em: 05/07/2021 às 00:00   |   Imprimir

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Isso significa que resíduos com características similares são selecionados pelo gerador e disponibilizados para a coleta separadamente. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta de resíduos seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à ela fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.

A importância da coleta de resíduos está relacionada com a redução dos impactos ambientais do consumo. Quando separamos o lixo, facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana. Os ganhos na separação adequada e coleta do lixo são muitos, como ganhos ambientais, sociais, educacionais e econômicos.

Ganhos Ambientais:

1. Aumento da vida útil dos aterros sanitário, a partir da diminuição de resíduos que deixarão de ir para estes locais;
  2. Aumento do ciclo de vida das matérias-primas de cada resíduo coletado e reaproveitado.
  3. Diminuição na extração de matéria prima in natura para fabricação de novas embalagens.

Ganhos Sociais:

1. Geração de trabalho e renda aos catadores de materiais recicláveis;
  2. Resgate da cidadania e da autoestima dos catadores por meio de sua organização em cooperativas e associações.

Ganhos Educacionais:

1. Estímulo à mudança de hábitos e valores da população no que diz respeito à proteção ambiental, conservação da vida e desenvolvimento sustentável.
  2. Ganhos Culturais:
  3. Criação de novas práticas de separação dos resíduos, considerando que os materiais recicláveis permeiam por todas as atividades sociais.

Ganhos Econômicos:

1. Redução de gastos com aterramento dos resíduos;
  2. Diminuição de gastos com a limpeza pública.

A implementação da coleta de resíduos seletiva é uma medida eficaz para o descarte correto. Porém, colocar em prática um projeto de coleta de resíduos seletiva depende do apoio conjunto da comunidade e Prefeitura.

É pensando no melhor para o meio ambiente que a Secretaria de Obras e Meio Ambiente organizou a coleta seletiva para destinação correta do lixo no âmbito do Município.

A coleta está divida de diversas formas, conforme lista abaixo. Para melhor entendimento de como funciona o descarte correto de cada tipo de resíduo você pode clicar nos links ou acessar no menu superior:

COLETA ESPECIAL DE VIDROS

COLETA LIXO DOMICILIAR