Obrigatoriedade do Passaporte Vacinal

  • Assunto: Saúde  |   Publicado em: 27/10/2021 às 10:37   |   Imprimir

A vacinação consiste em uma intervenção de saúde pública, universal, gratuita, segura, econômica e efetiva. A vacina contra a covid-19 é uma das medidas de controle para mitigar a propagação do SARS Cov2, reduzir o número de casos, hospitalizações e óbitos.

A vacinação tem um efeito de proteção individual e coletivo, pois por meio de uma robusta cobertura vacinal da população, é possível reduzir a incidência da covid-19 protegendo inclusive grupos não contemplados nesta estratégia.

Diante do exposto, a exigência da vacinação com a primeira dose ou esquema completo, em locais considerados de alto risco de transmissão do SARS Cov2, associado a outras medidas de contenção, proporcionará aos usuários destes locais uma maior segurança com o objetivo de minimizar a circulação do vírus. Comprovar a vacinação contra o coronavírus passa a ser uma exigência para frequentar festas e participar de alguns eventos no Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (18).

Nos locais onde será solicitado o comprovante de vacinação, carteira digital (Conecte SUS) ou caderneta física deverá ser seguido o cronograma do quadro abaixo:

≥ 40 anos de idade: A partir de 1ª de outubro necessário comprovação de esquema vacinal completo.
30 a 39 anos de idade: A partir 1ª a 31 de outubro necessário comprovação de 1ª dose. A partir de 1ª de novembro necessário comprovação de esquema vacinal completo.
18 a 29 anos de idade: A partir 1ª outubro a 30 novembro necessário comprovação de 1ª dose. A partir de 1ª dezembro necessário comprovação de esquema vacinal completo.

E quais locais será necessário a apresentação do Passaporte Vacinal? Confira a lista abaixo:

Parques Temáticos, de Aventura, de Diversão, Aquáticos, Naturais, Jardins Botânicos, Zoológicos e outros atrativos turísticos similares;
Competições Esportivas;
Eventos infantis, sociais e de entretenimento em buffets, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, restaurantes, bares e similares;
Clubes sociais, esportivos e similares;
Feiras e Exposições Corporativas, Convenções, Congressos e similares;
Cinema, Teatros, Auditórios, Circos, Casas de Espetáculo, Casas de Shows e similares.

É importante ressaltar que as pessoas devem continuar seguindo com os demais protocolos gerais de combate à Covid-19, tais como o uso de máscara, distanciamento social (preferencialmente de dois metros entre as pessoas), limpeza das mãos com álcool em gel 70% ou água e sabão, e manutenção dos locais com ventilação natural. E claro, não esquecer de carregar consigo seu comprovante de vacinação.

A contribuição de cada um pode ser a diferença para a vida de muitos!

O que a gente faz agora ajuda a melhorar a vida no futuro, juntos vamos vencer a luta contra a COVID-19.