Informações sobre as vacinas utilizadas

  • Publicado em: 05/01/2022 às 00:00   |   Imprimir

Informações sobre as vacinas utilizadas em Nova Esperança do Sul

 

QUAL?

SEGURANÇA

EFICÁCIA

POTENCIAIS RISCOS

BENEFÍCIOS

CORONAVAC – FUNDAÇÃO BUTANTAN

A vacinas foi testada em grandes e randomizados ensaios controlados que incluem pessoas de uma ampla faixa etária, ambos os sexos, etnias diferentes e aqueles com condições médicas conhecidas. As vacinas mostraram um alto nível de eficácia na população em geral.

A eficácia geral apresentada pelo Instituto Butantan para a CoronaVac nos testes brasileiros foi de 50,38%, o que pode parecer baixo em primeiro momento, mas que traz ótimos resultados quando detalhados: a vacina mostrou-se100% eficaz nos casos moderados e graves e 78% eficaz nos casos leves da covid-19. Ou seja, a aplicação da vacina, quando feita adequadamente em duas doses, tem grande potencial de redução do número de internações pela doença.

- dor no local da injeção;

- edema no local;

- vermelhidão no local;

- caroço duro no local;

- coceira no local;

- hematoma no local;

- infecção no local da entrada da agulha na pele;

- cefaleia;

- algia;

- diarreia;

- náusea;

- fadiga;

- febre

A vacinação com a vacina adsorvida covid-19 (inativada) poderá diminuir o risco de uma pessoa ter a doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 (COVID19). Entretanto, nenhuma vacina é completamente eficaz. Além disso, necessitase de algumas semanas para que seja obtida uma resposta imune (proteção) adequada. Em conclusão, algumas pessoas podem ainda ter a doença ou a infecção mesmo tendo sido vacinadas, mas poderão ter uma forma menos grave da doença em função desta vacinação

ASTRAZENICA – FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

A vacinas foi testada em grandes e randomizados ensaios controlados que incluem pessoas de uma ampla faixa etária, ambos os sexos, etnias diferentes e aqueles com condições médicas conhecidas. As vacinas mostraram um alto nível de eficácia na população em geral.

A eficácia geral apresentada pela AstraZeneca para a vacina nos testes foi de cerca de 70% (entre 62% e 90%), após a aplicação das duas doses. Sendo assim, apresentou resultado satisfatório (acima dos 50% exigidos pela ANVISA) e também tem grande potencial de redução do número de internações pela doença, o que promete reduzir consideravelmente a taxa de ocupação do Sistema Único de Saúde.

Muito comum (pode afetar mais de 1 em cada 10 pessoas):

- Sensibilidade, dor, sensação de calor, vermelhidão, coceira, inchaço ou hematoma (manchas roxas) onde a injeção é administrada;

- Sensação de indisposição de forma geral;

- Sensação de cansaço (fadiga);

- Calafrio ou sensação febril;

- Dor de cabeça o Enjoos (náusea);

- Dor nas articulação ou dor muscular;

Comum (pode afetar até 1 em cada 10 pessoas):

- Um caroço no local da injeção; - Febre o Enjoos (vômitos) ou diarreia;

- Sintomas semelhantes aos de um resfriado como febre alta, dor de garganta, coriza (nariz escorrendo), tosse e calafrios; Incomum (pode afetar até 1 em cada 100 pessoas):

- Sonolência ou sensação de tontura;

- Diminuição do apetite;

- Dor abdominal;

- Linfonodos (ínguas) aumentados;

- Sudorese excessiva, coceira na pele ou erupção na pele.

A vacina Covid-19 (recombinante) estimula as defesas naturais do corpo (sistema imune). Isso faz com que o corpo produza sua própria proteção (anticorpos) contra o vírus causador da Covid-19, o SARS-CoV-2. Isso beneficia na proteção contra a Covid-19.

PZIZER MANUFACTURING BELGIUM NV - BELGICA

A vacinas foi testada em grandes e randomizados ensaios controlados que incluem pessoas de uma ampla faixa etária, ambos os sexos, etnias diferentes e aqueles com condições médicas conhecidas. As vacinas mostraram um alto nível de eficácia na polpulação em geral.

De acordo com um estudo divulgado pela marca que desenvolve o imunizante da Pfizer, a vacina apresenta 91,3% de eficácia para evitar o contágio pelo coronavírus por pelo menos seis meses após a aplicação da segunda dose. Além disso, previne em 100% os casos graves.

Reações muito comuns (10%): dor e inchaço no local de injeção, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, calafrios e febre.

Reações comuns (entre 1% a 10%): vermelhidão no local de injeção e náusea.

Reações incomuns (entre 0,1 a 1%): sensação de mal estar, dor nos membros, insônia e coceira no local de injeção.

Outras (raras, muito raras, desconhecidas): reação alérgica grave (anafilaxia), hipersensibilidade, diarreia, vômito, dor nas extremidades.

O principal benefício da vacina de RNA mensageiro é a imunização da população, a fim de evitar infecções de alto risco - assim como todas as outras vacinas. No entanto, esse novo modelo também se destaca por outros motivos:

- Agilidade: Diferentemente das vacinas convencionais que levam meses para se desenvolver e são produzidas por meio do crescimento de formas inativadas ou atenuadas do vírus - as vacinas de mRNA (RNA mensageiro) são fabricadas de forma sintética rapidamente, usando apenas o código genético do patógeno.

- Flexibilidade: São fabricadas de forma sintética usando a informação do código genético do vírus, isso permite que a sequência de RNA da vacina possa ser alterada rapidamente para poder agir contra variantes que eventualmente não fossem atingidas pela vacina em uso.

- Produção: O RNA mensageiro pode ser produzido em laboratório, utilizando materiais mais acessíveis. Por isso, o processo pode ser padronizado e a produção pode ser feita em grande escala, o que permite respostas rápidas a grandes surtos e epidemias.

- Eficácia e segurança: Algumas vacinas de RNAm já estão sendo testadas em estudos clínicos e têm demonstrado uma resposta imunológica confiável. Os dados demonstraram também que a vacina é bem tolerada nas diferentes populações estudadas, sem nenhuma preocupação séria de segurança observada.

 

JANSSEN PHARMACEUTICA NV

A vacinas foi testada em grandes e randomizados ensaios controlados que incluem pessoas de uma ampla faixa etária, ambos os sexos, etnias diferentes e aqueles com condições médicas conhecidas. As vacinas mostraram um alto nível de eficácia na polpulação em geral.

De acordo com os estudos clínicos publicados pela Janssen sobre a vacina Ad26.COV2.S, verificou-se a eficácia global de 66,9% na prevenção contra a COVID-19, após 14 dias da aplicação do imunizante. No estudo, também verificou-se que nenhum dos pacientes imunizados necessitaram de hospitalização, apresentando eficácia ainda maior na prevenção de casos graves.

Reações locais: dor, vermelhidão e inchaço;

Reações gerais: fadiga, dor de cabeça, dores musculares, febre, calafrios e náuseas.

Reações raras que necessitam de acompanhamento médico:

Reação alérgica grave (principais sinais: dificuldade para respirar, inchaço no rosto ou garganta, batimentos cardíacos acelerados, manchas na pele espalhadas pelo corpo, tontura e fraqueza);

Trombose (principais sinais: falta de ar, dores no peito, inchaço nas pernas, dores abdominais contínuas, dores fortes e contínuas de cabeça ou visão embaçada, hematomas ou pequenas marcas de sangue sob a pele na região da injeção).

Em um estudo clínico em andamento, a vacina da Janssen contra a COVID-19 demonstrou prevenir a COVID 19 após uma dose única. A duração da proteção contra a COVID 19 é desconhecida atualmente.

 

Centro de Vacinação COVID-19

Endereço 
Rua Voluntários da Pátria, Nº 1467, centro.
Telefone
(55) 3258 1773
Horário de Atendimento
08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
Documentos Necessários
CPF e cartão SUS

 

 


Anexos